domingo, janeiro 13, 2008

INDIGNAÇÃO


A minha indignação de hoje vai toda ela para a empresa CARRIS (autocarros de Lisboa) e STRONG (segurança).
Esta manhã ao me deslocar para o trabalho, entrei no autocarro da Carris pelas 6h30 e chegando à Praça do Comércio entra uma jovem, segurança da Strong (empresa que há pouco tempo supervisiona os titulos de transportes nos autocarros da Carris) que começa a ver os bilhetes e passes sociais dos cerca de 20 passageiros até que, por detrás de mim, uma jovem de aspecto dúvidoso não tinha nenhum bilhete. A segurança da Strong, liga para a policia e dirige-se para junto do motorista. Entretanto o autocarro chega ao Rossio, pára na paragem e ali fica. Alguém pergunta ao motorista se há alguma avaria, ao que este se mantém calado. Nisto a jovem segurança, diz que os passageiros tem de sair do autocarro e esperar por outro, pois aquele ficaria ali à espera da policia porque a rapariga não tinha bilhete.
Claro está que começa o rebuliço.
No meio da confusão um passageiro oferece-se para pagar o bilhete da rapariga (€ 1,30) para que o autocarro possa seguir porque as pessoas queriam ir para os seus empregos.
A segurança recusa-se, diz que já chamou a policia e que já não podiam comprar o bilhete para a rapariga.
Tanto eu como outros passageiros fomos junto da segurança e do motorista explicar os nossos motivos. Eu comprei o passe social que me custou quase 50 €uros, estou a cumprir, quero ir para o meu emprego e quem teria de sair seria a rapariga que estava a incumprir mais a segurança.
O motorista nem a voz se ouviu e apesar de todos os nomes nada agradáveis que dissemos, tivemos mesmo de sair do autocarro.
Hoje mesmo fui ao site da Carris e deixei lá esta reclamação:

" Quero deixar aqui a minha repúdia à forma como a Carris e a empresa de segurança Strong tratam mal os seus passageiros.
Por uma pessoa que não tem titulo de transportes, todos os outros cidadãos que pagaram os seus passes (carissímos) ou os seus bilhetes são obrigados a abandonar o autocarro a meio do caminho para os seus empregos.
Pergunto, não seria mais normal a pessoa que está em incumprimento esperar pelas autoridades fora do mesmo, deixando que todos os outros possam seguir com tranquilidade a sua vida?
Parece-me que só neste pais isto é possivel, já me haviam contado mas eu não queria acreditar até que esta manhã pelas 6h30 fiquei impedido de seguir para o meu emprego por uma situação destas.
Absolutamente ridículo, ainda mais quando o motorista não é capaz de dar uma justificação para o efeito.
Estamos na Comunidade Europeia ou num pais de 3º mundo?
Eu pago quase 50€ por mês pelo meu titulo de transporte para ser expulso do mesmo?
Agradeço que façam alguma coisa, porque se desta vez isto ficou assim, da próxima não ficará de certeza. "

--

1 comentário:

Luz disse...

A título de curiosidade se te responderem diz qualquer coisa por favor.
É realmente incrível!
Eu cada vez me revolto mais. Era suposto quanto mais velha mais calma e ponderada, mas está a passar-se precisamente o oposto.
Eu não sei, sinceramente, com que nexo se movem estas criaturas.