segunda-feira, agosto 25, 2008

FOI HÁ 20 ANOS - INCÊNDIO CHIADO

Há 20 anos, na madrugada do dia 25 de Agosto, deflagrou um incêndio que marcou para sempre o Chiado. Começou, segundo testemunhas, numa das lojas dos Armazéns Grandella. Rapidamente as chamas se alastraram para os edifícios vizinhos, provocando em poucas horas estragos inumeráveis e uma tragédia que abalou Lisboa.

A acção dos bombeiros foi dificultada pela impossibilidade de avançar com as viaturas pela Rua do Carmo mas também pelas sucessivas explosões provocadas pelos materiais que se encontravam nas lojas. O fogo acabou por se estender tanto à Rua Garrett como à Rua Nova do Almada.

Várias corporações de Bombeiros estiveram envolvidas, tendo sido fundamental a presença dos auto-tanques do aeroporto de Lisboa para que o fogo fosse extinto. Um bombeiro acabou por falecer durante o combate ao incêndio.


Com o incêndio do Chiado terminou uma era para esta zona da capital portuguesa. 18 edifícios ficaram. Lojas, cafés e empresas centenárias chegaram ao fim, colocando muitos trabalhadores no desemprego. Dezenas de pessoas ficaram desalojadas. Apesar de distante da vivacidade cultural do Chiado de Eça de Queiroz e dos Vencidos da Vida, o Chiado continuava, na época, ter os seus visitantes fiéis. Aqueles que marcavam presença na Pastelaria Ferrari ou que procuravam o Chiado pelas suas lojas históricas como a Casa Batalha ou os Estabelecimentos Jerónimo Martins. Depois das chamas restaram os escombros de edifícios e também de uma outra época.

clique na imagem

Sem comentários: