terça-feira, agosto 26, 2008

SUSPEITA DE TENTATIVA DE ASSASSINATO

Quatro pessoas foram detidas na segunda-feira em Denver, onde decorre a Convenção Democrata, por suspeita de quererem assassinar o candidato Barack Obama, anunciou uma cadeia local de televisão.

Um dos detidos terá confessado à polícia que tencionavam disparar sobre Obama de um ponto alto com uma espingarda.

O atentado contra Obama estaria previsto para quinta-feira, quando estivesse a pronunciar o seu discurso de entronização como candidato oficial do Partido Democrata, num estádio com capacidade para 75 mil pessoas.

Um dos homens interpelados foi detido no domingo depois da descoberta pela polícia de duas espingardas de grande potência no seu camião alugado.

Um outro homem foi preso, segundo a televisão CBS34, na posse de uma cruz gamada, sendo suspeito de ter ligações com grupos racistas defensores da supremacia branca.

O gabinete do procurador de Denver anunciou para hoje uma conferência de imprensa. No entanto, o procurador Troy Eid disse à estação de TV que não pensa que exista alguma ameaça à segurança de Obama.

A alegada conspiração foi detectada por uma investigação do Serviço Secreto, uma agência federal mandatada pelo Congresso que coordena a segurança da Convenção Democrata em Denver, em cooperação com 55 outras agências governamentais, entre as quais a CIA e o FBI.

Entre 3.000 a 5.000 polícias foram mobilizados para patrulharem as ruas de Denver, cidade de dois milhões de habitantes, a 1.600 metros de altitude nas Montanhas Rochosas do Colorado, no Oeste norte-americano.


Sem comentários: