quarta-feira, setembro 17, 2008

E O POVO É CEGO...


A BP decidiu alterar os preços dos combustíveis à meia-noite de hoje. A petrolífera aumentou a gasolina em um cêntimo e baixou o preço do gasóleo em um cêntimo e meio.

Segundo o presidente da Anarec, a descida de “um cêntimo e meio no gasóleo não é absolutamente nada em relação aquilo que tem que ser corrigido”.

Estas mexidas nos preços dos combustíveis surgem numa altura em que o preço do petróleo atinge o mínimo de nove meses. Ontem o preço do barril de petróleo chegou a tocar nos 88.99 dólares.

O anúncio da alteração dos preços na BP surge poucos horas depois de o ministro da Economia, Manuel Pinho, ter apelado para que os preços dos combustíveis baixem o mais rapidamente possível.

Ontem, em declarações aos jornalistas, o ministro da Economia considerou “positiva a descida dos preços do petróleo” mas defendeu que essa descida “deve ser reflectida nos preços dos combustíveis”.

Segundo Manuel Pinho, “há alguma carga especulativa feita pelas petrolíferas internacionais” que tem impedido a redução dos preços dos combustíveis, apesar da baixa dos preços do petróleo.

A minha pergunta, tal como de muita gente é, porque razão quando o petróleo aumenta, a gasolina aumenta logo e quando o petróleo baixa os responsáveis vêm-nos com um discurso complexo de que não é assim tão simples e blá blá blá.

Sem comentários: