sábado, junho 27, 2009

CRONOLOGIA DE MICHAEL JACKSON

29 de Agosto de 1958: Michael Joseph Jackson nasce em Gary, Indiana, no estado de Illinois. É o sétimo filho de Joseph Walker e Katherine Esther. O pai era membro da banda de R&B The Falcons.


Leva uma educação rígida, manchada pela agressividade do pai. Uma noite, Joseph entrou pela janela do quarto de Michael com uma máscara para o ensinar a nunca mais deixar a janela aberta durante a noite. Em 1993, numa entrevista à Oprah, confessa ter crescido com pesadelos dessa noite.


1963: Com cinco anos, revela os primeiros sinais de talento numa recital de Natal da escola


1964: Forma os Jackson Brothers com os irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon. O sucesso abre-lhe as portas junto das editoras.


1966: O grupo passa a chamar-se The Jackson 5. Fazem tournée pelo midwest americano. Abrem espectáculos de striptease. Um reverendo apresenta-os à Motown, num concurso de talentos. Michael seduz com uma versão de "I Got You", de James Brown.


1968: Começam a gravar com a Motown Records, a editora de Berry Gordy Jr que catapultou as vozes soul e R&B e que arriscou girls-bands como as Supremes.


1969: A revista Rolling Stone chama-lhe prodígio. A Motown apresenta Jackson como tendo nove anos, quando na realidade tem 11. Cantam Ray Charles e Stevie Wonder.


1972: Editam "Got to Be Here" e "Ben", os dois primeiros discos na discografia de Michael Jackson. Ben vendeu mais de um milhão de cópias e chegou ao top das tabelas americanas. A canção homónima "Ben" e uma adaptação de "My Girl" das Temptations" marcam o registo.


1975: As vendas quebram e os Jackson 5 deixam a Mowton. Assinam com a CBS Records, mais tarde Epic, e passam a chamar-se Jacksons. Michael assume o definitivo lugar de protagonista, passando a compor. Tinha problemas por ser mais franzino que os jovens da sua idade.


1978: A fama rebenta. Protagoniza o The Wiz, um musical produzido pela Motwon com a participação da Supreme Diana Ross. Quincy Jones está por detrás do projecto e aceita produzir o terceiro álbum de Jackson, e primeiro a solo, "Off the Wall". É editado no mesmo ano. A Rolling Stone elogia a "maturidade" do rapaz dos Jackson 5.


1979: Parte o nariz durante uma actuação e faz a primeira rinoplastia. A operação não corre bem e tem de ser repetida.


1980: Ganha três American Music Awards, dois prémios da Billboard e um Grammy para Melhor Voz Masculina de R&B. Consegue os maiores direitos de autor da história da música até ao momento - 37% dos lucros da venda de "Off the Wall".

1982: Reconhecido, é convidado por Spielberg para assinar a banda-sonora de "E.T.". Compõe "Someone in the dark".


30 de Novembro de 1982: A Epic edita "Thriller". A produção custa 750 mil dólares. O disco terá vendido entre 47 e 109 milhões de cópias em todo o mundo. Entrou no Guiness por ter vendido 65 milhões de cópias em 2007, no 25º aniversário da edição. Durante meses, as tabelas não largaram canções como "Billie Jean", "Beat It" e "Wanna Be Startin' Somethin'". É editado um documentário com o making-of do álbum.


1983: 47 milhões de espectadores assistem à reunião dos Jackson 5 para a festa dos 25 anos da Mowtown.

1984: Jackson sofre uma queimadura de segundo grau no couro cabeludo durante as filmagens de um anúncio para a Pepsi. Faz a terceira rinoplastia pouco tempo depois.


1985: Escreve com Lionel Richie a canção "We Are the World", cantado por 39 celebridades numa iniciativa destinada a apoiar África. Vendem 20 milhões de cópias. Causa polémica ao adoptar um chimpanzé, que recebe o nome de Bubbles.


1986: Tablóides sugerem que Michael Jackson dorme numa câmara de oxigénio. Há uma foto a confirmar. O objectivo seria a vida eterna. Recebe a alcunha de peterpan da Pop.


1987: Edita "Bad"


1988: Michael Jackson muda-se de Encino para o rancho Neverland. Faz uma operação para reconstruir o queixo.


1990: Começa a utilizar uma máscara em público.


1991: Edita "Dangerous", o oitavo álbum. Vende mais depressa que o anterior. A carreira continua no auge. Faz um cruzeiro com o "sozinho em casa" Macaulay Culkin, com 11 anos, que negou sempre as suspeitas de Michael Jackson teria abusado dele.


1992: Cria a Fnudação Heal the World, de apoio a crianças. Desabafa com Oprah que sofre uma doença genética chamada Vitiligo, doença que provoca a perda de pigmentação da pele. A explicação nunca convence , havendo a forte de suspeita de que sofreu várias alterações para mudar a cor da pele. Uma aldeia no Gabão coroa-o rei.


1993: É acusado de ter abusar de Jordan Chandlen, rapaz com 13 anos. O caso fica conhecido em todo o mundo e é arquivado com um acordo amigável. A relação de Michael com jovens e crianças é questionada.


1994: Casa com a filha de Elvis, Lisa Marie Presley. Divorciar-se-ia 18 meses mais tarde.


1996: Correm rumores de que casou com a secretária do dermatologista Debbie Rowe. Um ano mais tarde, diz que Rowes, uma amiga, está grávida do seu primeiro filho. A criança nasce em Fevereiro de 2007. Chama-se Prince Michael Joseph, Junior. Elizabeth Taylor e Macaulay Culkin apadrinham o rapaz.


1998: Nasce a filha Paris Michael Katherine. Culkin é o padrinho.


2001: Lança "Invincible". O álbum vente oito milhões de cópias. A imagem do cantor segue manchada com as suspeitas de pedofilia. É inscrito no "Rock and Roll Hall of Fame".


2002: Nasce o terceiro filho: Prince Michael II. A identidade da mãe não revelada. Choca o mundo ao aparecer numa varanda de um hotel de Berlim e pendurá-lo por uma perna. A criança é-lhe retirada.


2005: Começa a ser julgado por crimes de pedofilia. Declara-se inocente. As provas não indiciam crimes sexuais. Culkin testemunha em tribunal nunca ter sido abusado. O julgamento dura seis meses e absolve o cantor.


Novembro de 2006: Depois de um retiro de vários meses, aparece em Londres a convite do Guinness World Records. "Estou na indústria musical desde os seis anos. Como diz Charles Dickens, foram os melhores tempos e os piores tempos. Não vou mudar a minha carreira. Enquanto alguns tentaram magoar-me deliberadamente, aguento porque tenho uma família carinhosa, uma fé forte e amigos e fãs maravilhosos que continuam a apoiar-me", diz.


2007: O 25º aniversário de Thriller marca o regresso público. A reedição do álbum e uma canção original "For All Time", não rebentam as tabelas mas mostram um culto que não esmorece. Thriller 25 vende três milhões de cópias em 12 semanas.


2008: Celebra os 50 anos em Agosto, num ano em que também atinge o meio século a rainha da pop e amiga Madonna. A Sony edita "King of Pop", colectânea com alinhamentos diferentes de país para país, consoante a votação dos fãs. Apesar do entusiasmo, alegados problemas de finanças obrigam Jackson a deixar Neveland, mantendo no entanto uma participação de 35 milhões de dólares no valor da propriedade. Correm rumores de que tem cancro da pele e está à beira da morte. O porta-voz desmente.


2009: Jackson anuncia o regresso aos palcos com uma tournée de 50 datas marcadas para a Arena O2 em Londres, a partir de 13 de Julho. Esgota. Numa conferência de imprensa, sugere que a digressão intitulada "This is It" é uma despedida da música.


25 de Junho: Sofre uma paragem cardio-respiratória e entra em coma profundo por volta do meio-dia (hora local). É declarado morto uma hora depois no Centro Médico de Los Angeles.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ótimo,
Ajudou muito!
tive que fazer uma cronologia com ele. E essa me serviu de bestante ajuda.
Parabéns e Vlw's.

Anónimo disse...

Ótimo,
Ajudou muito!
tive que fazer uma cronologia com ele tbm!Mas os erros de português.....