domingo, outubro 25, 2009

IRAQUE É CASO PERDIDO!

Pelo menos 132 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas num duplo atentado ocorrido hoje no centro de Bagdad, segundo o último balanço divulgado pela agência Reuters, que cita a polícia e os serviços hospitalares.

Parece-me óbvio que o Iraque é daquelas coisas que não tem solução. Nem Clinton, nem Bush e nem Obama conseguirão resolver este problema.
Eu jamais teria enviado tropas para este tipo de países, jovens que não tem culpa nenhuma dos problemas existentes no médio oriente.

Se eu pensar de forma simples, diria que a única solução para este tipo de conflitos é carregar num pequeno botão e dizimar por completo até que nada mexa e reconstruir uma nova nação.

Ou melhor ainda, virar costas a países como este seria provavelmente uma boa solução. Deixá-los entregues apenas e só a eles para que se matem entre eles sem chatear mais ninguém.

2 comentários:

Miguel disse...

Eu entendo a posição dos EUA. São vistos quase como os polícias, que quando aparecem é para mandar, para bater em gente inocente e essas tretas todas. Só que, quando é preciso um, toda a gente reclama por não aparecer nenhum e que eles fazem falta, etc etc. Se os americanos deixassem o Iraque para os iraquianos, o mais certo é que o terrorismo e a ditadura voltavam a assumir o controlo do país, violando direitos internacionais, direitos humanos e tornando-se uma ameaça ainda maior para o Ocidente. Existem pessoas no Iraque que apreciam o que os americanos fazem por eles - pelo menos compreendem a necessidade de eles lá estarem. Infelizmente, parece haver da parte de quem manda nesses países, pouca vontade em terem um pulso forte e combaterem enérgicamente o terrorismo ou os cartéis da droga (no caso da Colômbia), deixando o "trabalho sujo" para os soldados americanos, porque se alguém tiver de sair com a imagem beliscada que sejam estes. É um dílema enorme para a América, tantas vezes acusada de prepotência e de querer mandar em casa alheia, porque serão sempre criticados se fizerem algo, como se não fizerem. Pessoalmente, prefiro errar tentando agir correctamente do que pecar por não fazer, com medo de errar.

disse...

O inferno criado por Bush no Afeganistão e Iraque continua a produzir mortos.... centenas de milhares de mortos. E o George W. Bush fará palestras sobre motivação nas Universidades Americanas. Um idota a falar para uma plateia com qual futuro?. O que será dos Estados Unidos após a guerra, quando retornarem 120 mil jovens, soldados que serviram no inferno, brutalizados e neuroticos ? Agora com o premio Nobel nas mãos, Obama fala em enviar mais 60.000 soldados.