quarta-feira, fevereiro 17, 2010

FACE OCULTA

Rui Pedro Soares renunciou ao cargo de membro executivo do Conselho de Administração da PT. A decisão terá sido precipitada pela busca que magistrados do DIAP de Lisboa e investigadores da PJ de Aveiro fizeram na passada segunda-feira ao gabinete daquele gestor da PT, tendo também apreendido documentos no espaço que foi ocupado por Paulo Penedos, arguido no processo principal da Face Oculta.

A diligência resulta de uma certidão extraída do processo principal da Face Oculta e visa esclarecer as motivações e contrapartidas alegadamente concedidas pela Tagus Park ao ex-internacional e empresário Luís Figo.


Quanto à decisão de renúncia de Rui Pedro Soares foi divulgada há momentos pela PT em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No âmbito da alínea a) do artigo 3.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008 e do artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, a Portugal Telecom anuncia que Rui Pedro Soares renunciou ao cargo de membro executivo do Conselho de Administração da PT, refere o comunicado da empresa. A PT confirmou posteriormente, em comunicado, "que no dia 15 de Fevereiro de 2010 as suas instalações foram objecto de diligências de busca." "A empresa, que não está a ser investigada, prestou toda a colaboração que lhe foi solicitada", acrescenta o comunicado da operadora de telecomunicações.

O semanário "Sol" tem vindo a transcrever extractos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta, nos quais o magistrado considera haver “indícios muito fortes da existência de um plano”, envolvendo o primeiro ministro, para controlar a estação de televisão TVI e afastar a jornalista Manuela Moura Guedes e o diretor geral José Eduardo Moniz.


Na carta enviada ao conselho de administração da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares afirma que decidiu renunciar ao cargo de administrador “para não estar limitado no exercício” dos seus direitos de defesa em relação às “calúnias” de que diz ter vindo a ser alvo publicamente.

Sem comentários: