sábado, fevereiro 27, 2010



Um tremor de terra de magnitude 8.8 na escala de Richter abalou, este sábado a costa Sudoeste do Chile. Pelo menos 47 pessoas morreram. Um alerta de tsunami foi já emitido para toda a costa sul-americana.

De acordo com o Instituto Geológico dos EUA, o epicentro do sismo localizou-se no oceano, a 63 quilómetros de profundidade, num ponto localizado a 55 quilómetros a Noroeste da segunda cidade mais importante do Chile, Concepción, e teve lugar às 03h34 locais (06h34 de Lisboa).

Até ao momento, as autoridades contam 47 vítimas mortais e a presidente chilena, Michelle Bachelet, já confirmou que o terramoto provocou elevados danos materiais no Sul do país.


Bachelet informou ainda que os habitantes do arquipélago de Juan Fernández, no oceano Pacífico, transmitiram a informação de que uma onda gigante afectou a principal cidade do arquipélago. Não se sabe, no entanto, a dimensão dos estragos.

Esta não é a primeira vez que uma catástrofe semelhante se abate sobre o Chile, país que, em 1960, sofreu o mais devastador sismo registado desde 1900, quando o país foi abalado por um terramoto de magnitude 9.5 que causou a morte de 1655 pessoas.

1 comentário:

Miguel disse...

Não sei se ache muita piada, já que não estou a ver que pudessemos fazer algo do género impunemente no país deles.